Ir para o conteúdo

Confira o local de vacinação e testagem nas cidades dos três campi da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Com a obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal para toda a comunidade acadêmica da UFOP, a administração da Universidade se reuniu com os três prefeitos das cidades onde a instituição está inserida, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade. A pauta dos encontros foram as ações em conjunto para o retorno presencial, que acontece na próxima terça (15).
 
Os docentes, técnicos-administrativos e estudantes que não completaram o ciclo vacinal vão poder tomar as doses da vacina nos locais informados pelas prefeituras das cidades. Além disso, pode fazer a testagem gratuita para diagnóstico da doença quem estiver sintomático (que apresenta sintomas do vírus) e assintomático (que não apresenta sintomas, mas teve contato com alguém infectado).
 
Confira abaixo os locais para ter acesso a esses serviços:
 
VACINAÇÃO
Documentos obrigatórios paras as três cidades: documento oficial com foto (CNH, RG ou passaporte), CPF, comprovante de residência e cartão de vacinação. Para os imunossuprimidos é necessário apresentar o relatório médico que comprove a condição.

OURO PRETO

Local:
Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência.
Horário de Funcionamento: Cada unidade de saúde tem dia e horário específicos na semana para aplicar a vacina contra a doença. Confira a escala:

Segunda-feira: Manoca, Morro Santana, Nossa Senhora de Carmo (Pocinho), Santa Cruz e Piedade;
Terça-feira: Amarantina, Antônio Pereira,Cachoeira do Campo,Saramenha e Santa Rita de Ouro Preto;
Quarta-feira: Lavras Novas, São Cristóvão e Padre Faria;
Quinta-feira: Bauxita,Caminho dos Diamantes, Rodrigo Silva e Santo Antônio do Salto;
Sexta-feira: Antônio Dias.

Apesar da escala, a vacinação nos locais vai ocorrer mediante a disponibilidade de doses enviadas pelo estado. Desta forma, é necessário realizar um contato prévio com as UBS.

MARIANA
Local: Central de Imunização – Rua Santa Cruz, 368, Barro Preto
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 15h
A agenda completa de vacinação contra a Covid-19 é liberada no Instagram da prefeitura aos domingos. Mais informações pelo telefone 3558-2062.
 
JOÃO MONLEVADE
O município possui locais e horários diferentes, nos dias da semana, para cada dose de vacina. Desta forma, quem deseja completar o ciclo vacinal deve acompanhar o cronograma de vacinação no Instagram ou no Portal Coronavírus da prefeitura.
 
TESTAGEM
Documentos obrigatórios para as três cidades: documento oficial com foto, CPF e cartão do SUS

Procure o estabelecimentos no 5º dia ápos o início dos sintomas

 

OURO PRETO
Na cidade, de acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Moreira, a testagem está sendo realizada na UPA ou na UBS dos bairros. O paciente passa por uma consulta médica e após o diagnóstico, caso necessário, a testagem vai ser feita no laboratório das unidades. Confira:

Sintomáticos e Assintomáticos
Local: Unidade de Pronto Atendimento Dom Orione - Avenida Américo Renné Gianetti, Praça Barão de Saramenha
Unidade Básica de Saúde do seu bairro
Horário de Funcionamento: vai depender do local a ser procurado.
 
MARIANA
A partir de 27 de junho, as unidades básicas de saúde(polo) do município vão realizar testagem para diagnóstico da Covid-19.
 
Bairros com Unidades Básicas de Saúde:
- Águas Claras
- Bandeirantes
- Bento Rodrigues/Paracatu
- Cabanas
- Cachoeira do Brumado
- Chácara
- Centro I e II
- Furquim
- Morro Santana
- Monsenhor Horta
- Padre Viegas
- Passagem de Mariana
- Pombal
- Rosário 
- Santa Rita Durão
- Santo Antônio
 
JOÃO MONLEVADE
Com base nas informações fornecidas pela secretária de saúde da cidade, Raquel de Souza Paiva Drumond, as pessoas sintomáticas e assintomáticas devem procurar o laboratório municipal da Policlina (Antigo PA).
 
Local: Policlínica (Antigo PA) - Avenida Getúlio Vargas, 2740, Belmonte
Horário de Funcionamento: 13h às 16h, de segunda-feira a sexta-fera. 
Telefone: (31) 3859-5833
 
PASSAPORTE VACINAL - A exigência foi definida pelo Conselho Universitário da Universidade Federal de Ouro Preto na Resolução Cuni nº 2500. Os comprovantes aceitos são o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, expedido pela plataforma Conecte SUS, ou a cópia do comprovante de vacinação. Os documentos devem ser inseridos na plataforma MinhaUFOP.
 
As pessoas que não apresentarem a comprovação vacinal serão impedidas de frequentar presencialmente os espaços acadêmicos dos três campi e estarão sujeitas às sanções específicas das categorias, quando cabível.  
 
A imunização de todos, por meio da vacinação, é considerada o método mais seguro para combater a Covid-19 e a ação mais importante de proteção coletiva!

 

Veja também

16 Abril 2024

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) cede terreno ao município para a construção de uma Unidade Básica de Saúde...

Leia mais

15 Abril 2024

A professora do Departamento de Educação da UFOP e secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério...

Leia mais

12 Abril 2024

O projeto "Eficientização do Sistema de Iluminação da Universidade Federal de Ouro Preto" teve sua obra concluída e a cerimônia...

Leia mais

11 Abril 2024

É com pesar que a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) comunica o falecimento da servidora aposentada Geraldina Chaves de...

Leia mais